Termografia

Autor:Fios e Cabos Engenharia

Termografia

Consiste em um método mais avançado de testes não destrutivos existente e é uma das técnicas de inspeção chamada de Técnicas de Manutenção Preditiva.

Definida como uma atividade de monitoramento capaz de fornecer dados suficientes para uma análise de tendências.

O uso de um conjunto de instrumentos sensíveis à radiação infravermelho, termo visores e radiômetros, permite visualizar o perfil térmico e medir as variações de calor emitido pelas diversas regiões da superfície de um corpo sem a necessidade de contato físico com o mesmo.

Desta maneira, podemos formar uma imagem térmica (termograma) no momento da inspeção, para análise e correção do problema. É importante ressaltar que a termografia é realizada com os equipamentos e sistemas em pleno funcionamento, de preferência nos períodos de maior demanda, quando os pontos deficientes tornam-se mais evidentes, possibilitando a formação do perfil térmico dos equipamentos e componentes nas condições normais de funcionamento no momento da inspeção.

VANTAGENS DA INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA

1. Excelente relação custo X benefício: O comparativo entre o custo de uma inspeção termográfica e a economia que ela proporciona é imensurável, considerando-se que, através de um programa periódico de inspeção termográfica, elimina-se a ocorrência de falhas imprevistas e a necessidade de paradas não programadas, sem contar a minimização da ocorrência de acidentes de prejuízos materiais e até humanos, e a economia alcançada através da eliminação de falhas que propiciam perdas de temperatura ou energia.

2. Sem interferência no processo produtivo: Para apresentação de melhor resultado as inspeções são realizadas com os processos em plena atividade ou carga, não havendo assim a interrupção de qualquer procedimento ou interferência na produção durante a inspeção.

3. Segurança: As medições são seguras, realizadas à distância, sem necessidade de contato físico do inspetor com a instalação.

4. Rapidez: A inspeção termográfica é realizada com equipamentos portáteis tornando-se um processo rápido e de alto rendimento. A obtenção do resultado é instantânea, possibilitando intervenção imediata caso necessário.

Sobre o autor

Fios e Cabos Engenharia administrator