Projetos Elétricos Preventivos

Autor:Fios e Cabos Engenharia

Projetos Elétricos Preventivos

O Projeto SPDA – Sistema de proteção contra descargas atmosféricas, juntamente com os demais projetos envolvidos no Sistema Preventivo Contra Incêndio deverá estar harmonizado com o projeto Arquitetônico, Estrutural e demais projetos, observando a não interferência entre elementos dos diversos sistemas, afim de que se obtenha uma solução mais econômica e funcional.

Como é de conhecimento, a extenção territorial e a localização próxima ao equador geográfico fazem do Brasil um dos países de maior incidência de descargas atmosféricas. Pequeisas realizadas dão conta que cerca de 100 milhões de descargas atmosféricas caem em território brasileiro, causando mortes, colapsos nas redes de transmissão e de distribuição de energia elétrica, bem como incêndios em florestas e residências e muitos outros prejuízos.

Os sistemas de energia elétrica , que a cada dia aumentam em tamanho e complexidade, são muito vulneráveis as descargas atmosféricas e a credibilidade de tais sistemas, naturalmente, depende muito da eficiência de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

O SPDA consiste no projeto de Pára-Raios, sistema de iluminação de emergência e sinalização e alarme para abandono do local.

O SPDA é desenvolvido em conformidade com as edições mais recentes das instruções normativas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e também às exigências das normas da ABNT tem a função de proteger as edificações, equipamentos, instalações elétricas e telecomunicações reduzindo danos impostos as estrutura.

Seu desenvolvimento, por nossa equipe técnica, busca proporcionar um nível adequado de segurança aos ocupantes e diminuir a probabilidade de que uma descarga atmosférica venha a causar danos aos equipamentos e estrutura existentes.

O SPDA consiste na definição, dimensionamento e representação do sistema de proteção adotado, localização precisa dos componentes e a definição das  características técnicas dos equipamentos do sistema bem como as indicações necessárias à execução das instalações (memoriais desenhos e especificações).

Os projetos serão entregues aprovados pelo Corpo de Bombeiros Oficial.

Sobre o autor

Fios e Cabos Engenharia administrator